Planejamento


Capítulo IV – CONTEÚDOS


A seleção dos conteúdos abordados em cada ciclo da educação básica é um dos problemas mais frequentes que p professor encontra ao alaborar seu planejamento.
Antigamente, há alguns anos atrás, o professor encontrava nos programas oficiais as informações completas a serem estudados pelos alunos, servindo como fonte de conhecimento. A qualidade da aprendizagem não importava e sim a necessidade de se “esgotar” a matéria.
Nos dias de hoje a ênfase está colocada nos conteúdos, passando a situar-se nos objetivos a serem alcançados.
Os conteúdos são um meio para a concretização da aprendizagem, envolvendo basicamente o desenvolvimento de processos mentais, e tratamento de informação, assim há uma grande liberdade de ação.
Essa liberdade acarreta uma responsabilidade do professor na montagem dos conteúdos. Cabe ao professor decidir a qualidade e a quantidade de informação que serão trabalhados com os alunos. Esse tratamento dispensado pelo professor indica o seu grau de atualização, criatividade, iniciativa e sistematização.
Para a elaboração dos conteúdos é necessária que o professor conheça o assunto e o grupo de alunos com quem trabalhar.
Este roteiro elaborado pelo professor concorrerá para a aceitação da disciplina pelo alunos; satisfação profissional e; concretização dos mais altos objetivos do planejamento.
 
Conteúdos são fatores importantes para a sistematização do professor
Alguns autores vêem os conteúdos como: “a organização do conhecimento em si, sobre a base de suas próprias regras internas de unidade.”
Para outros: “são experiências educativas, no campo do conhecimento, devidamente selecionados e organizados pela escola.”
Assim, os conteúdos são:
üParte integrante da matéria-prima;
üInformações, dados, princípios acumulados pela experiência do homem;
üObjetivos fixados;
üContribuintes para elevação do nível cultural dos alunos.
Portanto, os conteúdos devem estar atualizados de acordo com as necessidades vitais de quem aprende, sendo um dos meios de favorecer o desenvolvimento integral do aluno e um conhecimento de dados, fatos e conceitos, que conduz à compreensão e retenção de informações.
 
Está ligada a fatos da realidade da época em questão, por isso deve estar atentos para que os conteúdos sejam:
ü os mais significativos dentro do campo de conhecimento;
üOs que despertem maior interesse dos estudantes;
Os mais sujeita à incorporação de novas percepções e descobertas, à reformulação de itens, comprovadamente experimentados e à supressão de idéias consideradas ultrapassadas pelo avanço do conhecimento.
A disciplina estabelece uma relação entre as diversas disciplinas e a realidade, considerando quais são essenciais à aprendizagem, quais deverão ser trabalhados como complemento e a ordem de trabalho para tornar a aprendizagem mais eficaz. A natureza de uma disciplina pode ser teórica (física) ou prática (pedagógica), sendo que a prática tem origem na teórica.
üadequados ao nível de maturidade e adiantamento do aluno;
üOs mais úteis em relação a resoluções que o aluno tenha que tomar;
üOs que podem ser prendidos dentro das limitações de tempo e recursos disponíveis.
Estrutura da Disciplina
podia ser chamada de área de conhecimento ou matéria de ensino;
a estrutura refere-se a apreensão da estrutura básica de uma disciplina, e deve ser incorporada e elaborada pelos alunos num processo que os leve a uma maturidade psicossocial. A apreensão da estrutura básica de uma disciplina possibilita, entre outros: a visão globalizada da mesma; o acesso às idéias mais importantes de tal campo do conhecimento; a rigorosa sistematização na apresentação das idéias principais; fácil atualização dos conhecimentos e a aplicação da aprendizagem em outros campos correlatos.
A estrutura de uma disciplina está constantemente