PPP x INFORMÁTICA

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E INFORMÁTICA: REPENSANDO O ESPAÇO DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

Aline Lima
Elizabete Cardoso
Gledson dos Santos
Luanna de Souza

Para melhor entendimento do que é o Projeto Político Pedagógico podemos separar suas dimensões e defini-las. O termo Projeto significa intenção e vem do verbo projetar que significa lançar, então um projeto da escola vai conter as intenções da escola para um tempo futuro. O termo Político quer dizer o ato de exercer a política, ter a habilidade de governar bem. E por fim o termo Pedagógico que se refere à dimensão da escola ligada diretamente à educação e ao ato de ensinar e aprender. Diante do exposto o Projeto Político Pedagógico é um documento que vai nortear todas as ações da escola dando-lhe um caminho, um sentido e uma identidade própria. O Projeto Político Pedagógico ideal deve ser construído no coletivo, com a participação da escola, família e comunidade escolar, tendo por base o contexto sócio-político-cultural em que a escola esta inserida.
Vivemos na era digital, na qual as informações correm quilômetros em segundos e os processos de produção e os meios de consumo estão cada vez mais automatizados. Atualmente, passamos bastante tempo, conectados às ferramentas do mundo globalizados e a escola não pode negar que as crianças estão crescendo nesse mundo e estão tendo contato com esses equipamentos e a essa linguagem cada vez mais cedo. Esses recursos se repensados podem possuir bastante utilidade para a educação desde que utilizados de forma correta, séria e articulada.
Inserir a Informática em seu Projeto Político Pedagógico é uma forma de a escola validar a sua importância e abre um leque de oportunidade para se utilizar esse recurso em todas as disciplinas. O computador e seus recursos deixarão de serem apenas “jogo de marketing” para se tornarem ferramentas didáticas para auxiliar o professor no processo de ensino-aprendizagem e na construção de conhecimento, passando a serem mediadores.
            Após a inclusão da Informática educativa no Projeto da escola, chegou à vez dos professores. Nada mais justo é capacitar os professores para que eles aprendam conceitos e noções sobre a informática e computador. Dessa forma saberão utilizar, da melhor maneira possível, os recursos a eles apresentados. Essa capacitação poderá ser voltada para construção de softwares educativos para serem trabalhados durante as aulas. Dessa forma o próprio professor poderá produzir ou adaptar alguns softwares à disciplina. Assim o conteúdo, com certeza, se tornará significativo e será absorvido pelos alunos.
            Os softwares, necessariamente com objetivos educativos, podem ser escolhidos tendo por base o assunto tratado pela professora ou pela escola em um determinado período. Os alunos poderão ser avaliados no processo de desenvolvimento das atividades, sempre levando em consideração o que cada aluno conseguiu produzir durante um determinado período, sabendo que cada criança possui um ritmo e que, apesar de estar se tornando um meio acessível, nem todos possuem computador em casa.
É importante frisar que os recursos da informática não precisam ser desenvolvidos e utilizados apenas nas aulas de informática, eles podem e devem se estender para todas as disciplinas do currículo, visando sempre que o aluno absorva melhor os conteúdos e se familiarizem cada vez mais com as tecnologias e seus recursos, pois a informática é, sem dúvida, um bem cultural.